Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Seca em São Paulo? Quem falou?

Há muito tempo que ouço falar sobre a seca do Nordeste brasileiro mas nunca sobre seca em São Paulo. Tem um dito popular em algumas partes da região Nordeste do Brasil que diz, em relação a um lugar seco: Aqui é onde Judas perdeu as botas. Parece, então, que ele também perdeu um par aqui em São Paulo. Isso porque neste inverno já estamos a aproximadamente 24 dias sem chuvas na maior cidade brasileira.

Com o ar seco e poluído representado pelo céu acinzentado ao horizonte, os habitantes da capital paulistana podem vir a sofrer problemas respiratórios e outros caso não se previnam utilizando dicas fáceis tais como: usar roupas mais leves durante o dia, beber muita água ( mas sem exageros ), usar protetor solar, consumir legumes, verduras e frutas e não fazer atividades físicas durante os períodos mais críticos do dia em exposição ao ar livre.

Entretanto, mesmo com toda essa seca presenciamos, em breve caminhada pelas ruas, pessoas desperdiçando enormes quantidades de água lavando carros, garagens e calçadas com a torneira aberta durante muito tempo.

Não podemos deixar de lembrar que esse tempo seco é o alvo dos noticiários. Todo mundo quer ganhar um pouquinho dando a previsão do tempo mais completa e rápida, mas percebemos um certo sorriso de alegria nos apresentadores quando noticiam mais um dia seco. Significa mais assunto sensacionalista para os jornais e telejornais.

Enquanto isso, no Nordeste chove.

Autor: Tio Hildebrando

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Lei Seca

A Lei Seca implantada em todo Brasil em meados de junho desde ano ocasionou um grande debate público sobre a sua rigidez: Multa de R$ 955,00, perda do direito de dirigir por um ano e retenção do veículo. Trata-se aí de uma mudança instituída no modo de vida de um grande número de pessoas, sejam donos de estabelecimentos como bares e restaurantes, seus frequentadores, taxistas ( vão sair ganhando pela lógica: se beber não dirija, chame um táxi. ) e qualquer outra pessoa que pode sofrer um acidente de trânsito provocado por alguém que bebeu e estava dirigindo.

Ora, não há dúvidas de que bebida e trânsito não combinam. Mas o fato principal é a impunidade sobre as pessoas que provocam acidentes após terem bebido. Quando você marca para se encontrar com a turma num bar à noite numa cidade como São Paulo, é bem provável que cada um vai com seu carro e que vai beber com o pessoal, porém, nem sempre vai levar um “motorista”, que não vai beber, para poder dirigir na volta. No entanto, a cidade não oferece uma infra-estrutura de transportes adequada para atender à população nesse período.

Mas, se você vai a uma festa de casamento, provavelmente vai beber. Esta festa é terá alguém contratado para te levar para casa após a festa? Todos os exemplos acima tem o pressuposto de que as pessoas beberiam o mínimo, como um copo de cerveja, uma taça de vinho,etc. e não de que “encheriam a cara”.

Provavelmente seja necessária uma lei mais específica sobre o tema, mas que seja bem pensada e, principalmente, bem fiscalizada. Precisa criar uma infra-estrutura adequada para as mudanças, trabalhar o assunto em escolas, em propagandas educativas, em empresas, etc.. Precisa de uma conscientização da população através do diálogo, da educação. O radicalismo não leva à nada!

Autor: Tio Hildebrando