Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Regiões Brasileiras

Região Sudeste II

Os climas predominantes no Sudeste são Tropical ( parte de Minas Gerais e São Paulo ), Tropical de altitude ( áreas de serras ), Subtropical úmido ( sul de São Paulo ) e Litorâneo úmido ( Espírito Santo e Rio de Janeiro ). As vegetações originais predominantes são: Mata Atlântica ( serras do Mar e da Mantiqueira ), Cerrado ( áreas de Minas Gerais ), Caatinga ( norte de Minas Gerais ) e Litorânea ( litoral ).

O relevo se destaca pelas serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço e pelos Mares de Morros. A hidrografia do Sudeste é composta por quatro bacias hidrográficas: do rio Paraná, do rio São Francisco, do Leste e do Sudeste.

A economia do Sudeste baseia-se na atividade industrial bem diversificada com destaque para a indústria de transformação, de extração e da construção. O setor terciário desempenha papel importantíssimo pois é responsável por cerca da metade do PIB produzido nesta região. A agricultura e a pecuária ( agropecuária ) se caracterizam pelo uso de tecnologia moderna, fertilizantes, agrotóxicos e diversificação de sua produção.

Autor: Tio Hildebrando

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Regiões brasileiras

Região Sudeste I

Considerada a região mais rica do Brasil, o Sudeste é formado por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Suas respectivas capitais são: Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.



IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Apesar do IDH* dessa região ser considerado alto, há muitos focos de pobreza abrangendo um enorme contingente de pessoas com baixa renda e abaixo da linha de pobreza. Os aglomerados dessa natureza ( denominados favelas ) possuem infra-estrutura de moradia deficitária.

Parte dessa população é de migrantes de outras regiões brasileiras, principalmente Norte e Nordeste que vieram para cá a partir de meados da década de 1950 com a intensificação da industrialização e fazem parte do fenômeno chamado de Inchaço Urbano. As maiores concentrações estão populacionais do sudeste estão nas grandes metrópoles ( capital e cidades circunvizinhas ) onde também há maior oferta de produtos e serviços ( inclusive especializados ) e uma rede urbana de transportes e comunicações melhor articulada.

* Neste blog você encontra um texto explicando o IDH

Autor: Tio Hildebrando

sábado, 22 de agosto de 2009

Obama e a crise existencialista

Ao assumir a presidência dos Estados Unidos, Obama não herdou apenas uma grave crise econômico-financeira mas também o problema sócio-cultural que se alastrou pela sociedade estadunidense desde a chegada dos imigrantes negros da colonização de exploração até os dias atuais com os imigrantes latino-americanos e hispânicos.

Essa crise existencialista mascarada durante décadas por uma sucessão de governos republicanos veio à tona com a vitória do democrata Barack Obama nas eleições presidenciais: Uma sociedade mostrada como branca desabou com a ascensão de um negro ao poder.


Apesar de o intenso conflito racial presente no dia a dia dos EUA ser de conhecimento público global havia sempre outros focos político-econômicos divulgados na imprensa que o tirava de cena.

O caso noticiado recentemente do policial branco que prendeu o professor universitário negro tentando abrir a porta da própria casa deixou Obama de saia justa. Mediante seu comentário sobre o caso e em defesa do professor negro, a “sociedade branca” exigiu que pedisse desculpas.


Então, o que fazer? Manter a sua postura de luta anti-racista, pedir desculpas e curvar-se diante da pior crise estadunidense, ou, talvez, tomar uma cerveja na Casa Branca? Ora, esta última alternativa é a resposta certa; foi, de fato, o que aconteceu.

De repente, o melhor será os Estados Unidos fazer terapia em grupo para tentar resolver sua crise existencialista.

Autor: Tio Hildebrando

A Tempestade

Eis que chega imponente
Tão quanto feroz
Até mesmo assusta a gente
Por ser vultosa e veloz

Alguns fatos podem anunciar a sua chegada
O calor intenso e a calmaria
O balanço das ondas e da jangada
Quando vem a ventania

Passa com muita braveza
Em alguns lugares provoca inundação
Desamparo, dor e tristeza
E tanta destruição

A alegria vem quando ela vai embora
Logo surge o sol e a esperança
A recuperação, por vezes, demora
E ainda há lembrança.

Autor: Tio Hildebrando

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Gripe suína: Isolamento social


As pessoas com lepra (doença infecciosa também conhecida como hanseníase ) ficavam isoladas do convívio social por causa da transmissão da doença, era isto que se alegava. Isso ocorreu desde antes da época de Cristo até mais recentemente quando pessoas infectadas eram internadas em hospitais psiquiátricos e abandonados a quase nenhuma assistência.

Hoje, com a Gripe Suína, como é popularmente chamada a Influenza A, volta-se ao isolamento de pessoas infectadas ou com suspeitas da infecção. Basta um espirro ou tosse de alguém para que as pessoas ao seu redor já fiquem amentrontadas e se afastem. Somos juízes e réus ao mesmo tempo, pessoas evitando ficar perto de um “monstro” ou um “monstro” assustando as pessoas.

É cruel, estejam certos, sentir-se repudiado e também repudiar, ter que olhar o próximo com medo, com receio de que esteja contaminado pela tal gripe horrorizante.

Mas e o ser que está infectado ou com suspeitas? Como deve se sentir psicologicamente?Além de passar por uma difícil situação de saúde, ainda sofre com o isolamento social.

Qual a saída para esse enfrentamento?

Deixe sua opinião clicando na opção “comentários”, abaixo.
Autor: Tio Hildebrando