Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Norte II

Na região Norte brasileira predomina a Floresta Amazônica como tipo de vegetação. Esta vegetação apresenta-se classificada como de pequeno, médio e grande porte. Perdeu grande área por causa da devastação para fins comerciais e, ainda hoje, os processos de desmatamentos ocorrem em maior velocidade e podem ser percebidos através de imagens de satélites.

A sua rede hidrográfica é extensa e volumosa. Alguns de seus principais rios são: Amazonas, Madeira, Solimões, Negro, Tapajós, Xingu e Juruá. Seus rios são aproveitados basicamente para o transporte de pessoas e mercadorias, para a pesca e para a agricultura. Junto com a vegetação local compõe alguns dos fatores responsáveis pelas chuvas abundantes.

Com os elevados índices pluviométricos – são os mais altos do Brasil – e com as médias térmicas elevadas a região Norte tem como clima predominante o Equatorial. Estas condições climáticas possibilitam a existência de algumas espécies da flora e da fauna brasileiras presentes e típicas nessa região.

O seu relevo é caracterizado por baixas altitudes e planícies, no entanto, conta com serras ao norte e ao sul, em Rondônia, Pará e Tocantins. O Pico da Neblina é ponto mais alto do território brasileiro.

Autor: Tio Hildebrando

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Norte I

Reconhecida pela sua exuberante Floresta Amazônica, a região Norte do Brasil apresenta sérios conflitos travados na relação indígenas X madeireiros X governo. As dificuldades sócio-econômicas ganham destaque principalmente entre as populações rurais e ribeirinhas agravadas pelo relativo isolamento da sociedade urbana desta região. Outro fato marcante é a riqueza cultural mantida ao longo das gerações.

Com todas as leis e fiscalização existentes referentes à preservação ambiental e à demarcação de terras indígenas ainda há ( e cada vez mais aumenta ) o desmatamento florestal para fins da indústria madeireira e da transformação de áreas florestadas em pastagens. Além disso, torna-se comum a invasão de territórios indígenas para esta mesma finalidade.

O descaso político com a região aumenta os índices de indicadores sociais como taxa de mortalidade infantil, subnutrição, analfabetismo e deficiência no atendimento médico-hospitalar. Nas comunidades rurais e ribeirinhas este problema é mais visível.

Mas o povo do Norte brasileiro orgulha-se do peso que sua tradição cultural exerce na sociedade brasileira em geral. As festas típicas como a que acontece em Parintins com seus principais representantes, Boi Garantido e Caprichoso, alegram a sociedade regional, nacional e internacional. A beleza de seu colorido retrata sua rica flora e fauna e representa a alma indígena presente e formadora deste local.

Autor: Tio Hildebrando

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Nordeste II

A região Nordeste apresenta temperaturas elevadas durante boa parte do ano e baixos índices pluviométricos com o período chuvoso nos meses de inverno. A umidade relativa do ar vai diminuindo à medida que segue para o interior.

Apresenta a predominância dos seguintes tipos climáticos:

· Clima Tropical, Centro-sul da Bahia, Maranhão, oeste e norte do Piauí e leste e norte do Ceará;
· Clima Equatorial úmido, estreita faixa de terra do noroeste do Maranhão;
· Clima Semi-árido, região central do Nordeste ( parte dos estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí; e
· Clima Litorâneo úmido, litoral leste do Nordeste.

A vegetação Caatinga está relacionada ao clima semi-árido, a vegetação Litorânea e a Mata Atlântica se relacionam ao clima litorâneo úmido, o Cerrado, ao clima tropical e a Mata dos Cocais ( transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga ) associa-se ao clima equatorial úmido e ao semi-árido.

As áreas mais baixas estão no norte e no litoral e as mais altas ao sul (chapada Diamantina, por exemplo) e ao nordeste ( planalto da Borborema, por exemplo) e meio-norte ( serra Grande, por exemplo ).

No Nordeste há rios intermitentes ( temporários ) que secam no período de estiagem. A incidência desses rios se dá no Sertão. Os rios perenes ( permanentes ), nunca secam, têm papel fundamental na economia nordestina. O principal rio é o São Francisco.

Autor: Tio Hildebrando

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Região Nordeste I

Muitas políticas sociais são desenvolvidas no papel para a região Nordeste brasileira, mas efetivamente poucas se concretizaram. Considerada uma das regiões mais pobres do Brasil, junto ao Norte, é destino de ações comunitárias desenvolvidas em nosso território.

Apesar de sua pobreza, o Nordeste tem verdadeiras “ilhas” de desenvolvimento e rica diversidade cultural. É considerado exportador de talentos das artes, da música e do artesanato. Seu povo batalhador migra para regiões de maiores oportunidades trabalhistas, principalmente o Sudeste, em busca de melhores condições de vida.

Porta de entrada da colonização portuguesa, foi o primeiro centro econômico brasileiro depois da chegada de Cabral. O pau-brasil, a cana-de-açúcar, o gado, o algodão e o cacau, aliados ao processo de sesmaria, de certa forma contribuíram para a formação de latifúndios e a consequente concentração de terras e de renda nesta região.

Esse é um dos fatores da atual desigualdade sócio-econômica nordestina. Além disso, a corrupção política regional e nacional noticiada nos mais diversos meios de comunicação faz com que seja reconhecido como bolsão de pobreza. Naturalmente, deixando de ser objeto de campanha política e passando a ser pólo de investimentos públicos e privados reais, torná-se-á um centro de atração de grande desenvolvimento sócio-econômico.

Autor: Tio Hildebrando