Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Secas e enchentes



O Brasil passa por um momento de extremos atualmente, no que se refere às questões climáticas: Enchentes na Região Norte e seca no Centro-Sul. Além de todos os problemas diretos que afetam a sociedade cotidianamente, estes fenômenos climáticos também influenciam a economia do país, principalmente em relação às atividades agrícolas, que por sua vez causam efeitos no comércio, na logística e em nossa economia doméstica.

Em relação às enchentes, podemos destacar, como interferência humana negativa, os desmatamentos ( retirada da vegetação nativa para dar lugar a pastagens para criação de gado e a imensas áreas agrícolas ) tornando os solos mais instáveis e propensos à erosão; e o crescimento desordenado das cidades possibilitando, assim, má uso dos rios e maior volume de lixo, que se descartado de forma irregular poderá afetar a rede de saneamento básico e, consequentemente, enchentes. Como pontos positivos destacamos o trabalho realizado para conservação da mata ciliar e do leito dos rios, reflorestamento e proibição de cobertura de parte dos estacionamentos no intuito de, atrelado a um piso adequado, fazer com que a chuva caia diretamente no chão ( evitando a canalização da água com calhas e direcionando-a à rede de esgoto ) passando pelo processo de infiltração natural.

No tocante às secas, é certo que os pontos negativos são semelhantes aos das enchentes. Porém, vale destacar o grande salto na urbanização das grandes cidades do Centro-sul ocasionando maior consumo de água e energia elétrica ( no caso de nosso país que tem como principal fonte de energia elétrica as hidrelétricas ). Atentamos também para o incremento na produção industrial ( por exemplo o aumento na produção e comercialização de carros e, consequentemente, mais lava-rápido ). Essa urbanização tem uma característica própria do período atual da indústria civil: a sua verticalização ( onde 4 ou 6 casas são vendidas e em seu lugar surge um prédio de 20 andares com 4 apartamentos por andar. Bem, levando-se em consideração que uma casa tenha uma família com 4 membros, são 16 ou 24 pessoas morando nas casas enquanto no prédio serão 320, em média ).

Como pontos positivos da interferência humana no meio ambiente no quesito secas, vale salientar para as propagandas feitas em anúncios de TV, rádio, jornais, internet, etc., com o objetivo de conscientizar a população para fazer um uso racional dos recursos naturais, no caso, a água. Outro ponto será uma reestruturação no sistema de captação e redirecionamento da água, desde a conservação dos rios até a mudança de pensamento consumista de nossa população.

Tio Hildebrando