Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 28 de abril de 2009

A multipolaridade bipolar

Às vezes, ou melhor, frequentemente, não percebemos a intervenção da globalização no nosso cotidiano por parecer ter se incorporado às nossas necessidades habituais. Mas será que ela é mesmo necessária? No atual modelo econômico multipolar, onde acostumou-se falar em blocos econômicos, há ainda a presença da noção bipolar existente na relação países periféricos X países centrais em que a divisão internacional do trabalho existente prevalece a do período colônia X metrópole.

Países como Brasil, China e Índia passam a ter papéis fundamentais na nova economia, no entanto, ainda praticam a antiga relação acima citada com os países desenvolvidos. A exemplo, são fornecedores de matéria-prima e produtos agrícolas e de mão-de-obra barata; e são consumidores de tecnologia e quadro técnico especializado.

O alto desenvolvimento tecnológico dos países ricos proliferam o uso desenfreado de seus produtos, também através de grandes investimentos na propaganda, pelo o mundo inteiro, mas a globalização não atinge a todos igualmente. Isso é fácil perceber quando sabemos, por exemplo, que o número de internautas no continente africano é bem menor que o da Europa.

Então, será que essa tecnologia difundida hoje no mundo multipolar é mesmo tão necessária na nossa vida? Poderíamos viver sem aparelhos de celular? Sem computador? Sem internet? Sem carros com direção hidráulica, câmbio automático e vidro elétrico? Sem controle remoto? E os nossos avós ou seus antepassados, não viveram sem tudo isso?

Não há dúvidas que a tecnologia facilita nossa vida, mas devemos saber usá-la para o nosso bem.

Autor: Tio Hildebrando

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Atual crise mundial


As notícias de surgimento de uma crise econômica mundial estabeleceram a possibilidade de revisar conceitos geográficos utilizando o espaço escolar como palco da realização de uma atividade extra-classe facilitadora da aprendizagem.

Conhecer os conceitos de territorialização, conhecer as regiões e os estados brasileiros, as coordenadas geográficas e as escalas local, regional e mundial, bem como conhecer os conceitos de regionalização e redes geográficas e conhecer e identificar países e continentes no mapa-mundi, é necessário para entender essa situação de emergência presente hoje no mundo.

Vale lembrar que após a II Guerra Mundial o mundo ficou dividido entre capitalismo, representado pelos Estados Unidos da América, e o socialismo, representado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Estava posta a Bipolaridade – o planeta separado em duas grandes regiões. Mas com o fim da Guerra Fria, período acima descrito, a Terra conhece uma nova (des)ordem chamada de Multipolar – a regionalização mundial em vários grupos ( blocos econômicos ) e potências econômicas emergentes. O dinamismo provocado por esta (des)ordem nos setores da economia, da política, da saúde e da educação, por exemplo, possibilita-nos as mais diversas regionalizações ( divisões ) mundiais para o entendimento dos acontecimentos sócio-político-econômicos da atualidade.

As conseqüências geradas pela atual crise econômica nos possibilita estabelecer a relação entre a globalização e as redes mundiais amparadas pelos avanços tecnológicos e das comunicações.

Autor: Tio Hildebrando