O Brasil tem uma extensão territorial muito grande e utiliza um sistema viário impróprio para abranger a grande circulação de pessoas e de cargas de Norte a Sul, de Leste a Oeste. O Transporte rodoviário se torna caro para os governos municipais, estaduais e federal por seu vultoso investimento aplicado em manutenção. O transporte ferroviário é escasso e não atende às necessidades, além de está em péssimas condições de uso. O transporte hidroviário atende apenas a determinadas regiões e de forma precária.
Os jornais noticiam um acidente de barco no rio Solimões próximo a Manaus em que, segundo os jornais, a capacidade de lotação desse barco era de 50 pessoas e no momento do acidente estavam lá cerca de 113 pessoas. Além da superlotação, o barco não estava registrado na Capitania dos Portos em Manaus.
Quem é responsável pelo ocorrido? As autoridades em não fiscalizarem? Os dono do barco em busca de dinheiro a qualquer preço? A natureza que provocou redemoinhos gerando o naufrágio do barco? Os passageiros que aceitaram embarcar mesmo com o grande número de pessoas a bordo?
A quem serve o sistema de transporte hidroviário e rodoviário brasileiro? Já que o governo não consegue realizar a manutenção das rodovias faz licitações para empresas particulares controlarem trechos rodoviários investindo em melhorias e cobrando pedágios. Quais as suas vantagens e desvantagens?
Autor: Tio Hildebrando
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