A taxa de migração corresponde à diferença entre imigração ( entrada ) e emigração ( saída ). Antes, vamos salientar que o processo migratório pode ser forçado ( quando as pessoas são obrigadas a migrarem por causa de guerras e conflitos religiosos, por exemplo ), espontâneo ( quando as pessoas migram por livre vontade ) e controlado ( quando o Estado controla ou determina cotas de imigração, por exemplo ).
Essas migrações acontecem por motivos religiosos, econômicos, políticos, entre outros. Nos dias atuais, percebemos grande fluxo migratório devido a fatores econômicos interligando países pobres a países ricos. As áreas que apresentam melhores condições de vida, com maior oferta de trabalho geralmente são as de maior atração populacional. As áreas que apresentam maiores problemas sócio-econômicos geralmente são as de maior repulsão populacional.
Essa movimentação traz influências para a economia, a cultura, o idioma, a religião e a culinária, por exemplo. Temos hoje alto número de imigrantes em grandes cidades como Londres e São Paulo.
Autor: Tio Hildebrando
Nenhum comentário:
Postar um comentário