Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Transporte em São Paulo

A indústria atraiu muitas pessoas do Brasil inteiro para São Paulo principalmente entre as décadas de 1950 e 1970. Essa intensa migração, aliada a outros fatores, provocou um crescimento desordenado e sem infraestrutura adequada para atender a população que aí se instalava. A precariedade ou até mesmo a falta dos serviços básicos de uma grande cidade mostrou-se evidente no caos instaurado na maior metrópole brasileira.

Nesse contexto não percebemos o investimento necessário no transporte coletivo. As medidas governamentais para agilizar o trânsito, então, têm-se pautado em fazer rodízio, na construção de novas vias ou na ampliação de algumas já existentes sem levar em consideração que isso pode surtir efeito inverso: quanto mais vias, maior o número de veículos, e quanto ao rodízio, compra-se outro automóvel de placa diferente.

Não obstante, os acidentes são cada vez mais freqüentes, os congestionamentos viraram normais, a violência causada, entre outros fatores, pelo estresse se tornou comum e a população assiste a tudo apreensiva porque também é um elemento, direta ou indiretamente, desse quadro.

A melhora significativa para o problema do transporte em São Paulo parece estar no incremento da frota ( aumento e melhoria ), mudanças tarifárias e reconhecimento da necessidade do uso coletivo de locomoção pela população.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: