Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Norte II

Na região Norte brasileira predomina a Floresta Amazônica como tipo de vegetação. Esta vegetação apresenta-se classificada como de pequeno, médio e grande porte. Perdeu grande área por causa da devastação para fins comerciais e, ainda hoje, os processos de desmatamentos ocorrem em maior velocidade e podem ser percebidos através de imagens de satélites.

A sua rede hidrográfica é extensa e volumosa. Alguns de seus principais rios são: Amazonas, Madeira, Solimões, Negro, Tapajós, Xingu e Juruá. Seus rios são aproveitados basicamente para o transporte de pessoas e mercadorias, para a pesca e para a agricultura. Junto com a vegetação local compõe alguns dos fatores responsáveis pelas chuvas abundantes.

Com os elevados índices pluviométricos – são os mais altos do Brasil – e com as médias térmicas elevadas a região Norte tem como clima predominante o Equatorial. Estas condições climáticas possibilitam a existência de algumas espécies da flora e da fauna brasileiras presentes e típicas nessa região.

O seu relevo é caracterizado por baixas altitudes e planícies, no entanto, conta com serras ao norte e ao sul, em Rondônia, Pará e Tocantins. O Pico da Neblina é ponto mais alto do território brasileiro.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: