Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Região Nordeste I

Muitas políticas sociais são desenvolvidas no papel para a região Nordeste brasileira, mas efetivamente poucas se concretizaram. Considerada uma das regiões mais pobres do Brasil, junto ao Norte, é destino de ações comunitárias desenvolvidas em nosso território.

Apesar de sua pobreza, o Nordeste tem verdadeiras “ilhas” de desenvolvimento e rica diversidade cultural. É considerado exportador de talentos das artes, da música e do artesanato. Seu povo batalhador migra para regiões de maiores oportunidades trabalhistas, principalmente o Sudeste, em busca de melhores condições de vida.

Porta de entrada da colonização portuguesa, foi o primeiro centro econômico brasileiro depois da chegada de Cabral. O pau-brasil, a cana-de-açúcar, o gado, o algodão e o cacau, aliados ao processo de sesmaria, de certa forma contribuíram para a formação de latifúndios e a consequente concentração de terras e de renda nesta região.

Esse é um dos fatores da atual desigualdade sócio-econômica nordestina. Além disso, a corrupção política regional e nacional noticiada nos mais diversos meios de comunicação faz com que seja reconhecido como bolsão de pobreza. Naturalmente, deixando de ser objeto de campanha política e passando a ser pólo de investimentos públicos e privados reais, torná-se-á um centro de atração de grande desenvolvimento sócio-econômico.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: