Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Regiões brasileiras

Nordeste II

A região Nordeste apresenta temperaturas elevadas durante boa parte do ano e baixos índices pluviométricos com o período chuvoso nos meses de inverno. A umidade relativa do ar vai diminuindo à medida que segue para o interior.

Apresenta a predominância dos seguintes tipos climáticos:

· Clima Tropical, Centro-sul da Bahia, Maranhão, oeste e norte do Piauí e leste e norte do Ceará;
· Clima Equatorial úmido, estreita faixa de terra do noroeste do Maranhão;
· Clima Semi-árido, região central do Nordeste ( parte dos estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí; e
· Clima Litorâneo úmido, litoral leste do Nordeste.

A vegetação Caatinga está relacionada ao clima semi-árido, a vegetação Litorânea e a Mata Atlântica se relacionam ao clima litorâneo úmido, o Cerrado, ao clima tropical e a Mata dos Cocais ( transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga ) associa-se ao clima equatorial úmido e ao semi-árido.

As áreas mais baixas estão no norte e no litoral e as mais altas ao sul (chapada Diamantina, por exemplo) e ao nordeste ( planalto da Borborema, por exemplo) e meio-norte ( serra Grande, por exemplo ).

No Nordeste há rios intermitentes ( temporários ) que secam no período de estiagem. A incidência desses rios se dá no Sertão. Os rios perenes ( permanentes ), nunca secam, têm papel fundamental na economia nordestina. O principal rio é o São Francisco.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: