Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Seca em São Paulo? Quem falou?

Há muito tempo que ouço falar sobre a seca do Nordeste brasileiro mas nunca sobre seca em São Paulo. Tem um dito popular em algumas partes da região Nordeste do Brasil que diz, em relação a um lugar seco: Aqui é onde Judas perdeu as botas. Parece, então, que ele também perdeu um par aqui em São Paulo. Isso porque neste inverno já estamos a aproximadamente 24 dias sem chuvas na maior cidade brasileira.

Com o ar seco e poluído representado pelo céu acinzentado ao horizonte, os habitantes da capital paulistana podem vir a sofrer problemas respiratórios e outros caso não se previnam utilizando dicas fáceis tais como: usar roupas mais leves durante o dia, beber muita água ( mas sem exageros ), usar protetor solar, consumir legumes, verduras e frutas e não fazer atividades físicas durante os períodos mais críticos do dia em exposição ao ar livre.

Entretanto, mesmo com toda essa seca presenciamos, em breve caminhada pelas ruas, pessoas desperdiçando enormes quantidades de água lavando carros, garagens e calçadas com a torneira aberta durante muito tempo.

Não podemos deixar de lembrar que esse tempo seco é o alvo dos noticiários. Todo mundo quer ganhar um pouquinho dando a previsão do tempo mais completa e rápida, mas percebemos um certo sorriso de alegria nos apresentadores quando noticiam mais um dia seco. Significa mais assunto sensacionalista para os jornais e telejornais.

Enquanto isso, no Nordeste chove.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: