Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

População I

População são as pessoas que formam certos grupos, como um país, uma cidade, um bairro, uma sala de aula, etc. Quando falamos em população brasileira estamos nos referindo à todas as pessoas que moram no Brasil, ficando de fora os brasileiros que residem em outros países. Porém, quando mencionamos nação brasileira estamos incluindo os brasileiros que vivem fora do Brasil e excluindo os estrangeiros que vivem no Brasil. Ou seja, população é diferente de nação ( mesma história, mesma cultura, mesmos hábitos e língua originária ).

A população absoluta é o número total de habitantes de determinado grupo. A população absoluta de um país, de um estado, de uma cidade, de uma escola, etc.. A população relativa é o número total de habitantes dividido por outro dado, como habitantes por quilômetro quadrado, alunos por micro computador, etc..

É notável que a população de certo lugar está em constantes mudanças devido ao crescimento vegetativo e à taxa de migração. Estamos falando de crescimento demográfico a ser tratado no próximo texto desta série.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: