Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Gripe suína: Isolamento social


As pessoas com lepra (doença infecciosa também conhecida como hanseníase ) ficavam isoladas do convívio social por causa da transmissão da doença, era isto que se alegava. Isso ocorreu desde antes da época de Cristo até mais recentemente quando pessoas infectadas eram internadas em hospitais psiquiátricos e abandonados a quase nenhuma assistência.

Hoje, com a Gripe Suína, como é popularmente chamada a Influenza A, volta-se ao isolamento de pessoas infectadas ou com suspeitas da infecção. Basta um espirro ou tosse de alguém para que as pessoas ao seu redor já fiquem amentrontadas e se afastem. Somos juízes e réus ao mesmo tempo, pessoas evitando ficar perto de um “monstro” ou um “monstro” assustando as pessoas.

É cruel, estejam certos, sentir-se repudiado e também repudiar, ter que olhar o próximo com medo, com receio de que esteja contaminado pela tal gripe horrorizante.

Mas e o ser que está infectado ou com suspeitas? Como deve se sentir psicologicamente?Além de passar por uma difícil situação de saúde, ainda sofre com o isolamento social.

Qual a saída para esse enfrentamento?

Deixe sua opinião clicando na opção “comentários”, abaixo.
Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: