Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Regiões Brasileiras

Região Sudeste II

Os climas predominantes no Sudeste são Tropical ( parte de Minas Gerais e São Paulo ), Tropical de altitude ( áreas de serras ), Subtropical úmido ( sul de São Paulo ) e Litorâneo úmido ( Espírito Santo e Rio de Janeiro ). As vegetações originais predominantes são: Mata Atlântica ( serras do Mar e da Mantiqueira ), Cerrado ( áreas de Minas Gerais ), Caatinga ( norte de Minas Gerais ) e Litorânea ( litoral ).

O relevo se destaca pelas serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço e pelos Mares de Morros. A hidrografia do Sudeste é composta por quatro bacias hidrográficas: do rio Paraná, do rio São Francisco, do Leste e do Sudeste.

A economia do Sudeste baseia-se na atividade industrial bem diversificada com destaque para a indústria de transformação, de extração e da construção. O setor terciário desempenha papel importantíssimo pois é responsável por cerca da metade do PIB produzido nesta região. A agricultura e a pecuária ( agropecuária ) se caracterizam pelo uso de tecnologia moderna, fertilizantes, agrotóxicos e diversificação de sua produção.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: