Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Conceitos

Muito se discute sobre temas polêmicos tentando chegar a um consenso de interesse comum. Geralmente essas discussões não atentam para conceitos mal empregados e sim para questões políticas e econômicas mirabolantes que perdem o foco originário do debate.


Quando foi criado o projeto de Transposição do rio São Francisco vários setores da sociedade logo alertaram para possíveis problemas ambientais e econômicos que poderiam ser conseqüência dessa gigantesca obra. Na verdade, o termo “transposição” não se aplica a este projeto visto que não está prevista a retirada do rio de um lugar para colocá-lo em outro; o evento visa o desvio de parte mínima determinada do volume de água do rio para um leito artificial a ser construído para suprir a falta d’água de certa área nordestina.


De forma semelhante, o termo da moda usado por um número cada vez mais acentuado de empresas é “reflorestamento”. Quando falamos em reflorestamento temos a ideia de que numa certa área tinha uma mata ou floresta que por algum motivo foi devastada e em seu lugar plantaram árvores nativas semelhantes às primeiras. Mas nas embalagens de algumas empresas aparece a seguinte frase: o produto foi feito a partir de madeira de reflorestamento. Ora, podemos dizer que é um “crime ambiental”! Há um equívoco porque as empresas querem dizer que elas plantam as árvores, cortam e replantam, mas isso não é reflorestamento e sim plantio de árvores para fins comerciais.


Por fim, um outro termo muitíssimo visto em propagandas e embalagens é “Responsabilidade social” relacionado a projetos socioambientais. Quanto ao valor social, ótimo, mas quanto ao valor ambiental, frequentemente deixa a desejar. Uma indústria que cria um projeto social com crianças carentes de uma certa comunidade para fazer replantio de áreas de matas ou florestas em uma região delimitada mas que produz toneladas e mais toneladas de garrafas do tipo pet para embalar seu produto deve ter o termo responsabilidade social relativizado.


Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: