Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Família e escola: Uma questão de reflexão

Podemos dizer que no mundo inteiro a família sofreu transformações ao longo da história passando por diversos conceitos e modelos mas mantendo sempre uma base que atende aos princípios legais da Constituição de cada país. A estrutura familiar está bastante diversificada na sua composição, no entanto, a sociedade, da qual a família também faz parte, ainda não absolveu este novo significado ou esta nova caracterização. A geração atual, apesar de já ter nascido nesse momento de metamorfose dialética, não consegue, mediante conceito capitalista, reorganizar-se segundo um padrão de consumismo vigente, principalmente, no mundo ocidental. O avanço tecnológico presente nesta fase acelera o tempo e encurta distâncias provocando uma necessidade falsa de que devemos correr para alcançar o que almejamos como objetivo de vida. Vale ressaltar que este percurso pode levar ao distanciamento dos indivíduos. Neste sentido, a escola ganha papel fundamental como meio de socialização e construção e/ou formação de conhecimentos e valores morais e éticos privilegiados em meios organizacionais da coletividade humana. Embora este papel/função empregado à escola seja idealizado no meio técnico-científico como algo inerente a esta instituição, destacamos certa desarticulação na relação família-escola-sociedade. A sociedade composta pelas famílias, inclusive por quem trabalha na escola, exige, em termos, com razão, sucesso no desempenho e cumprimento dos objetivos e metas da escola. Esta, por sua vez, reclama a ausência de forma construtivista da sociedade e da família no cotidiano do desenvolvimento de suas atividades. A família, independentemente do conceito e do modelo, deixa a desejar, quanto à educação, o que prega a legislação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, da LDB – Leis de Diretrizes e Bases e da própria Constituição Federal Brasileira que versam sobre a obrigatoriedade dos pais ou responsáveis em acompanhar a educação de seus filhos. Pensamos que família-escola-sociedade andam juntos mas, em alguns momentos, em desarcordo, ou melhor dizendo, desarticulados. Precisamos entender que esta geração e também as futuras hão de correr para se entenderem e cooperarem como unidade decidida a fazer uma integração capaz de cumprir o mínimo necessário a qualquer civilização moderna: viver em paz. Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: