Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rio + 20 e Redução do IPI


O Brasil passa por um momento importante no cenário mundial ao sediar o encontro internacional Rio + 20 para tratar de questões relativas à sustentabilidade e à preservação ambiental no planeta. Pouco antes do início desse evento que ocorreu ontem, dia 13 de junho de 2012, dois fatos mais significativos chamaram a atenção: O fim do lixão  de Gramacho no Rio de Janeiro e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.
A cidade maravilhosa parece ter demorado para tomar as providências em relação ao lixão Gramacho ou estrategicamente, de certa forma, a tomou semanas antes do mundo voltar os olhares para a cidade. Acontece que havia uma logística trabalhista de sobrevivência da qual vários catadores faziam parte e dela dependiam, segundo o que foi noticiado. A solução para o caso, na opinião de alguns, não agradou por não apresentar uma proposta  adequada de acolhimento aos catadores  que dele (lixão) retiravam seu sustento.
Situação equivocada também foi tomada com a redução do IPI para os automóveis. Se pensarmos em consciência ambiental, e o Brasil procura demonstrar tê-la, a medida representa maior quantidade de veículos nas rus, visto o barateamento promovido, e, consequentemente, maior poluição. Não obstante, dá a impressão que o Estado deixa de lado a ampliação e o melhoramento  do transporte coletivo que, em época que se prega a sustentabilidade, é mais adequado.
Dessa forma, pensamos ser necessário uma atuação política mais condizente com a proposta de governo estampada no período eleitoral e com as necessidades populacional e ambiental. Outrossim, a preocupação com a sustentação da economia em detrimento da destruição ambiental é coisa do passado, pelo menos anunciam, fora de moda, estando em seu lugar o desenvolvimento sustentável ou então, para que serve a Rio + 20?
Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: