Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cultura e Meio Ambiente

A indústria de bens de consumo, também chamada indústria leve, produz enorme quantidade de lixo para embalar seus produtos. Quando você come um biscoito e põe sua embalagem na lixeira, esse lixo não foi produzido por você, mas pela indústria que fabricou o biscoito. Você apenas se desfez dele.

Conseqüentemente, quanto mais consumimos mais lixo a indústria estará produzindo e maior a quantidade para nos desfazermos dele. Ora, quando você compra o biscoito, está comprando, também, o lixo ( a sua embalagem ).

Mas nem sempre estamos em casa ou no trabalho, por exemplo, para jogarmos o lixo em local adequado. Porém, sempre damos um jeito de guardá-lo para posteriormente colocá-lo em alguma lixeira. Entretanto, a cultura de pôr lixo nas ruas, nas praças públicas e em outros locais não adequados ainda existe.

Os aterros sanitários existem por que a sociedade descarta, diariamente, o lixo que “compra” das indústrias. Não podemos deixar de consumir o necessário à nossa sobrevivência por causa dolixo produzido para embalá-los, por exemplo, devemos sim, repensar a cultura do consumismo desenfreado e instigado pela economia de mercado e jogar o lixo em lixeiras.

Você empacota as compras de supermercado com sacolas disponibilizadas por eles? Às vezes põe uma sacola dentro da outra para reforçá-la? Sabe quanto tempo demora para o plástico das sacolas se decompor e quais os malefícios que podem acarretar ao meio ambiente? Vamos começara tomar pequenas atitudes para um mundo melhor? Caso já esteja dando sua contribuição, PARABÉNS!!!

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: