A importância dos rios
Os rios sempre representaram papel importante na sociedade e no meio ambiente. Desde os primórdios suas águas eram usadas no dia-a-dia das civilizações. A navegação era um dos principais usos e servia principalmente como meio de transporte. Hoje, os rios navegáveis ou com parte de seu curdo navegável, geram recursos financeiros no transporte de pessoas e principalmente de cargas.
Nos trechos de relevo mais acentuado utiliza-se as águas para gerar eletricidade através das usinas hidrelétricas que abastece tanto as residências quanto as indústrias. Estas têm a proximidade dos recursos hídricos e energéticos como um dos fatores locacionais para suas instalações. Mas a movimentação financeira e econômica atribuída aos recursos hídricos não está associada apenas à indústria mas também à agropecuária, à pesca e ao ecoturismo, entre outros.
A agropecuária necessita das águas fluviais para a irrigação em culturas intensivas e para o sustento e manejo do gado, por exemplo. A pesca em rios muitas vezes é a principal fonte de renda de muitas famílias ribeirinhas. E o ecoturismo possibilita o lazer de milhares de pessoas e está em grande fase de expansão.
Podemos dizer, também, que o clima de determinado local é, de certa forma, influenciado pela influência da maior ou menor intensidade de rios dessa região deixando o clima mais úmido ( caso da Amazônia ) ou mais árido ( caso do Sertão Nordestino ).
Outrossim, devemos lembrar do desgaste sofrido pelos rios derivado do uso intenso na produção industrial e agropastoril, da poluição recebida pelo uso de agrotóxico da produção de alimentos e dos poluentes despejados pela indústria e dos desmatamentos feitos em suas nascentes e ao longo de suas margens.
Autor: Tio Hildebrando
Nenhum comentário:
Postar um comentário