Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sábado, 21 de junho de 2008

Hidrografia V

A velocidade das águas dos rios e de seus afluentes e subafluentes depende muito da declividade do seu leito e de outros fatores como largura do canal hidrográfico, do tipo de canal, de eventos da natureza ( fortes chuvas ) e da ação antrópica ( desmatamento e represamento, por exemplo ).

Quanto maior a velocidade das águas maiores serão os processos de erosão, transporte e posterior sedimentação do material erodido. Podemos perceber claramente esse fato com a mudança da cor da água do rio depois de fortes chuvas – quando ela fica turva por conta de enchentes. O desmatamento próximo às várzeas deixa o solo desprotegido e vulnerável à erosão. O represamento das águas do rio para construção de represas de hidrelétricas provoca inundação em áreas antes da represa e diminuição das águas no leito do rio após a represa. Em épocas de fortes chuvas o nível da represa se eleva consideravelmente necessitando, assim, que elas abram as suas comportas. Com isso, o volume de água e a sua velocidade é muito grande para aquele novo canal hidrográfico configurado após a construção da represa hidrelétrica.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: