Desde os primórdios da civilização o homem viveu grupos e posteriormente entre grupos. Sempre teve a luta pelo poder, ou sempre teve um líder em cada grupo. Com o desenvolvimento dessa civilização apareceram as desigualdades sociais e juntamente com isso elementos como inveja, discórdia, falsidade e cobiça, por exemplo.
Hoje, percebemos em nosso círculo de amizade alguns desses elementos. Muitas vezes, pessoas que se dizem nossas amigas são na verdade pessoas que , de alguma forma, querem apenas tirar algum proveito dessa amizade. E, quando menos esperamos, descobrimos o aprendizado da necessidade de selecionar os nossos grupos assim como os antigos.
Qual de nós nunca vivenciou uma situação semelhante?
O que é amizade para você?
Um amigo não surge de repente, ele se constrói ao longo do tempo. São nas pequenas coisas, nos simples gestos e atitudes que percebemos o potencial que uma pessoa tem de ser nossa amiga.
A amizade é valorizada pela felicidade queum ser humano tem de ter o outro como amigo e, principalmente, de saber que o outro o tem como amigo. No sul da África tem um cumprimento onde uma pessoa diz para a outra: SAWABONA ( que quer dizer: EU TE RESPEITO! EU TE VALORIZO! VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM! ) e a outra pessoa responde: SHIKOBA ( que quer dizer: ENTÃO EU EXISTO PARA VOCÊ ).
Então eu digo: SAWABONA!
Autor: Tio Hildebrando
Nenhum comentário:
Postar um comentário