Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cultura de shopping center

As grandes regiões metropolitanas brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro estão se adaptando à tendência internacional do mercado capitalista de construção de imensos centros de compras chamados de shopping center.

Eles são cada vez maiores e mais modernos. Espalham-se rapidamente pelas cidades num ritmo acelerado de construção. Este pesado investimento gera numerosa mão-de-obra temporária ( na sua construção ) e permanente, aquece o mercado da construção civil e imobiliário, promove crescimento financeiro do comércio e impulsiona o desenvolvimento regional onde está instalado.

Nestes ambientes luxuosos encontramos quase sempre as mesmas redes de lojas. São elas que se articulam para manter uma certa excelência no seu funcionamento. Mas o que realmente proporciona a maior circulação de pessoas no shopping é a praça de alimentação e o cinema.

A população, por sua vez, parece ter gostado desse novo estilo de vida, dessa nova forma de lazer e de fazer compras. Achar vagas em estacionamento de shopping às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos e feriados? Somente após muito tempo de espera. Ônibus? Lotado!

Faça os seguintes testes:

A) Fique cerca de meia hora em um ponto de ônibus que dar acesso a um shopping e tente contar quantas pessoas, em média, desembarcam dos ônibus com destino ao shopping.

B) Fique em uma das entradas de automóveis do shopping por cerca de meia hora e tente contar quantos carros, em média, chegam aí e quantas pessoas estão nos carros, em média.

Levando-se em consideração os altos preços dos produtos vendidos nos shoppings e a quantidade de freqüentadores podemos formar a opinião de que a população passa por dificuldades financeiras? O público que vai aos shoppings é um grupo de pessoas “selecionadas” de alta renda?

Com tantos espaços verdes de lazer, museus, teatros, feiras-culturais e outros em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro podemos dizer que a cultura do shopping vai predominar fazendo com que as pessoas passem a freqüentar mais estes que aqueles lugares?

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: