A cultura é a identidade de um povo, é a sua história construída ao longo de sua existência e traz na sua bagagem os hábitos e tradições dos antigos. Cada povo tem a sua própria cultura ( os indígenas, os sergipanos, os australianos, os ingleses, os franceses, os africanos, os vietinamitas, etc. ) com características próprias e diferentes entre si.
Com a globalização, desenvolve-se novas tecnologias que visa a “quebrar” as barreiras político-sócio-econômicas e culturais entre os países. Isso se dá, principalmente, pelo desenvolvimento acelerado e disseminado dos meios de comunicação como TV, rádio e internet.
A publicidade realizou importante papel na apresentação de produtos de empresas multinacionais à população mundial. Esses produtos vão de roupas a músicas e filmes, por exemplo.
Ora, não à toa, houve intenso uso destes produtos, mais em uns países, menos em outros mais resistentes à globalização. No Brasil, o processo de abertura da economia ao mercado mundial aconteceu muito rapidamente e gerou a invasão de grande quantidade e variedade de produtos internacionais.
Não obstante, passamos, de certa maneira, a usá-los, seja roupas com frases em outra língua, músicas de outros países, desenhos animados e filmes, principalmente, estadunidenses e japoneses, seja produtos de higiene e limpeza e alimentícios, etc..
Temos, assim, o embate travado entre nossa cultura e as culturas de outros povos. Por enquanto a nossa está perdendo seus traços característicos; estamos vivenciando o processo de aculturação estabelecido pela globalização no hot dog e no hambúrguer que comemos, nos refrigerantes que bebemos, nas músicas estrangeiras que ouvimos, direta ou indiretamente, nos filmes a que assistimos, nas roupas que vestimos e o pior, no modo de vida estadunidense.
Ou reagimos a essa fase de mudança cultural ou seremos um povo sem identidade.
Autor: Tio Hildebrando
Com a globalização, desenvolve-se novas tecnologias que visa a “quebrar” as barreiras político-sócio-econômicas e culturais entre os países. Isso se dá, principalmente, pelo desenvolvimento acelerado e disseminado dos meios de comunicação como TV, rádio e internet.
A publicidade realizou importante papel na apresentação de produtos de empresas multinacionais à população mundial. Esses produtos vão de roupas a músicas e filmes, por exemplo.
Ora, não à toa, houve intenso uso destes produtos, mais em uns países, menos em outros mais resistentes à globalização. No Brasil, o processo de abertura da economia ao mercado mundial aconteceu muito rapidamente e gerou a invasão de grande quantidade e variedade de produtos internacionais.
Não obstante, passamos, de certa maneira, a usá-los, seja roupas com frases em outra língua, músicas de outros países, desenhos animados e filmes, principalmente, estadunidenses e japoneses, seja produtos de higiene e limpeza e alimentícios, etc..
Temos, assim, o embate travado entre nossa cultura e as culturas de outros povos. Por enquanto a nossa está perdendo seus traços característicos; estamos vivenciando o processo de aculturação estabelecido pela globalização no hot dog e no hambúrguer que comemos, nos refrigerantes que bebemos, nas músicas estrangeiras que ouvimos, direta ou indiretamente, nos filmes a que assistimos, nas roupas que vestimos e o pior, no modo de vida estadunidense.
Ou reagimos a essa fase de mudança cultural ou seremos um povo sem identidade.
Autor: Tio Hildebrando
2 comentários:
nossa procurei e enfim encontrei um site que finalmente me ajudou a enteder mui obrigado....!!!11]
maria
Me ajudou bastante este texto, não só pra estudar, mas também para refletir se o Brasil realmente está se tornando um Brasil aculturado ou não. Pois se a resposta for sim, teremos de reagir, pois de que adianta sermos "brasileiros" se não formos diferentes e únicos em algo?!
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