Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 11 de março de 2008

Escala



Para representarmos a superfície terrestre ou parte dela em um papel ou mapa é preciso utilizar a escala. Dessa forma, você pode representar no papel sua sala de aula, o percurso que faz de sua casa para a escola, seu bairro, etc.
Mas o que é a tal escala?
A escala é uma forma de equivalência de medidas entre o real e o mapa. Ou seja, pode-se saber a medida real entre duas cidades, por exemplo, observando a distância entre estas duas cidades no mapa e usando a escala para a equivalência de distâncias.
A escala pode ser numérica ou gráfica:
– Numérica: Ex.: 1:1000000
( lê-se um para um milhão, ou seja, um centímetro no mapa equivale a um milhão de centímetros na realidade, na superfície terrestre.


– Gráfica:
Ex.:


( de um ponto para o outro tem um centímetro e cada centímetro (no mapa ) equivale a dez quilômetros ou um milhão de centímetros na realidade, na superfície terrestre.
Método fácil de transformação de centímetros em metros ou em quilômetros:

100cm = 1m
Um metro tem cem centímetros, quando eu transformei centímetros em metro eu tirei dois zeros. Então:
1000000cm = 10000m

1000m = 1km
Um quilômetro tem mil metros, quando eu transformei metros em quilômetros eu tirei três zeros. Então:
10000m = 10km

Ora, 1000000cm = a 10km.
Esse cálculo é necessário para transformarmos a escala do mapa ( geralmente numérica ) para aplicarmos na forma a seguir:

D
E= -----
d
E= escala
D=distância na realidade
d=distância no mapa

Vamos ao exemplo:
Num mapa de escala1:25000000 a distância entre duas cidades, em linha reta, é de 2cm. Qual a distância real entre estas duas cidades?
R= usando a fórmula acima temos:
E=1:25000000
D=? ( é o que se pede )
d= 2cm
O 1: da escala é eliminado e o valor 25000000 ( está em centímetros ) é transformado em metros ou quilômetros para simplificar o número e a conta.
Sendo assim:
25000000cm = 250 km
Vamos substituir as letras da fórmula pelos seus valores:



D
250 = -----
2
Multiplicando o D pelo denominador 1 ( quando não tem número nenhum abaixo do numerador põe 1 ) e o 250 pelo 2 tenho o resultado:

D=500km ( a distância real entre as duas cidades )

A escala pode ser grande, média e pequena.
A escala grande é a que a presenta mais detalhes. Ex.:
Quando você olha um mapa como um guia de rua, por exemplo, você está diante de uma escala grande.
A escala média apresenta menos detalhes que a grande. Ex.: Quando você olha um mapa de um estado e percebe apenas as cidades e não as ruas destas cidades, você está diante de uma escala média.
A escala pequena apresenta o mínimo de detalhes. Ex.: Quando você observa um mapa mundi político, por exemplo, você está diante de uma escala pequena.

OBS.: O tamanho da escala em grande, média e pequena não é em relação ao valor da escala e sim em relação à quantidade de detalhes que ela consegue mostrar.
Autor: Tio Hildebrando

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Hildebrando!!!
Vou colocar seu link em nosso blog, tudo bem?
Beijos

Tio Hildebrando disse...

Oi!
Pode colocar sim e obrigado.
Beijos.

Anônimo disse...

Huhuhuuuuu
VALEU!
Eu sabia disso mas fiz uma prova de geografia hoje onde tinha que transformar 25000000 em km e tinha opçoes...
as que deixaram duvida entre meus amigos eram :
250km;
2500km;
Eu acertei;
Brigadão =]
Abraço