Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 5 de março de 2008

IDH

O índice de desenvolvimento humano - IDH - é um indicador social utilizado para avaliar a qualidade de vida de um certo lugar, variando numa escala de 0 a 1. Quanto mais próximo do 1 mais desenvolvido é esse lugar. Para o cálculo do IDH são usados três fatores:
  1. Expectativa de vida;
  2. Alfabetização e número de matrículas no ensino primário, secundário e superior; e
  3. PIB per capita.

A expectativa de vida refere-se à média de anos que uma pessoa pode vir a viver. No Brasil, a expectativa de vida ao nascer está em torno de 71 anos, mas nem sempre foi assim. Ela já esteve bem abaixo do que é hoje: Até 1950 aproximadamente, a maior parte da população brasileira vivia na zona rural, onde as condições de vida eram mais precárias do que nas cidades. Não tinha hospitais, postos de saúde, farmácias, em quantidade e qualidade como hoje, e métodos de combate eficientes à doenças hoje controladas; além disso, as condições de moradia eram , em maior parte, precárias: Sem água tratada e tratamento adequado do esgoto.

Para ser considerado alfabetizado aqui no Brasil basta ler um bilhete simples e escrever um pequeno trecho. No entanto, percebemos que muitos alunos, até a 8ª série do ensino fundamental não sabem ler e escrever corretamente. O número de matrículas vem crescendo com a construção de novas escolas e a abertura de novos cursos e instituições de ensino superior. Isso, de certa forma, ocasiona investimentos estrangeiros para o Brasil e provoca superlotação das salas de aula uma vez que o número de escolas construídas para o ensino primário e secundário não contempla o contigente discente de forma a proporcionar qualidade de educação.

O produto interno bruto - PIB - per capita é a soma das riquezas produzidas pelo país durante o ano e dividida pelo número de habitantes deste país. Seria a renda anual de cada cidadão. Entretanto, esse cálculo distorce a realidade por igualar o rendimento das pessoas sendo que uns ganham muito e muitos ganham pouco ou não ganham nada, no Brasil.

Para um país ser considerado desenvolvido é necessário ter o IDH a partir de 0,8. De acordo com o relatório do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - a Islândia está em 1º com IDH de 0,968, o Brasil em 70º com IDH de 0,800 e a Serra Leoa em 177º (último colocado) com IDH de 0,336.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: