Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Hidrografia II

O rio exerce uma função muito importante na modelagem da paisagem e pode contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico de sua população ribeirinha. Ele é responsável pelo transporte e sedimentação de materiais sólidos provenientes da erosão de áreas próximas e de seu próprio leito.

Este material, uma vez presente nas águas fluviais, vão ser transportados e depositados ao longo do rio. O volume desse material vai depender, entre outras coisas, dos tipos de solo e vegetação e do clima da região que percorrem. A velocidade com a qual vão ser transportados vai depender, principalmente, da declividade do relevo por onde o rio passa, da profundidade do seu leito ( canal por onde passam as águas do rio ) e da sua largura.

O rio pode ter seu canal retilíneo, meândrico, anastomosado ou misto. Veja as figuras ilustrativas abaixo. Podemos dizer que a drenagem fluvial pode ser exorreica, quando o rio segue em direção ao oceano, e endorreica quando ele segue em direção ao continente.

Ex.: Rio São Francisco – drenagem exorreica; Rio Amazonas – drenagem endorreica.








Autor do texto e das figuras: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: