Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Hidrografia VI

Geralmente as aglomerações humanas residem ao longo do curso de rios ou, por grandes aglomerações humanas, urbanas ou rurais, passa sempre um rio próximo. A rede hidrográfica pode ter maior ou menor densidade a depender da região onde se encontra. Em regiões como a Amazônia, a rede hidrográfica é mais densa; Em regiões como o sertão nordestino, ela é menos densa.

Tomando-se por base uma bacia hidrográfica, dizemos que ela está integrada por seu rio principal. Quem reside ao longo desta bacia até a foz do rio principal sofre as consequências de todo o processo de degradação das nascentes do rio e de seus afluentes bem como do desmatamento de suas várzeas e do lixo jogado em seu leito pelas indústrias e por parte da população insensível à necessidade de preservação ambiental.

Dessa forma, entendemos que a nascente é a região menos poluída de um rio, enquanto os cursos médio e inferior são os mais poluídos pelo acúmulo do material transportado por suas águas. Aquelas cidades localizadas às margens do trecho final da bacia hidrográfica irão sentir com maior intensidade os efeitos da poluição ambiental dessa bacia. Veja a figura:





Autor do texto e da figura: Tio Hildebrando


Nenhum comentário: