Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 3 de junho de 2008

O contra-senso do capitalismo

Quando ouvimos falar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente lembramos de mudar gestos simples em casa, da organização internacional de defesa do meio ambiente da Agenda 21, da poluição dos grandes centros urbanos concentrados nos países ricos e nos países emergentes, etc.

Os meios de comunicação, bem como os governos e instituições internacionais, procuram sensibilizar a população mundial para diminuir os danos provocados pelo aquecimento global fruto da destruição ambiental.

Diminuição de veículos nas ruas, menos indústrias ou indústrias com filtros em chaminés, mais vegetação, e outros, são soluções propostas para a melhoria das condições ambientais na Terra.

Por outro lado, estamos presenciando um aumento elevado do preço do petróleo e, com esse aumento, uma preocupação com a falta desse recurso energético que provocará uma desaceleração na produção industrial mundial e também no comércio.

Ora, o petróleo e seus derivados são alguns dos maiores poluidores da atmosfera e o principal combustível utilizado em automóveis. Os governos de alguns países estimulam o crescimento da indústria automobilística e a produção industrial em geral. O governo brasileiro faz propagandas de felicidade quando a PETROBRAS faz novas descobertas de poços de petróleo que, conseqüentemente, provocará maiores danos no meio ambiente. Além disso, o crescimento das cidades está em processo acelerado causando a troca da vegetação existente por prédios e ruas pavimentadas, etc.

Como promover a preservação do meio ambiente estimulando o aumento da poluição com mais veículos nas ruas, com mais indústrias, com maior queima de petróleo e derivados e o aumento do desmatamento para o crescimento das cidades. Por que cobrar da população o cumprimento das soluções para esse problema? Quais as responsabilidades exclusivas dos governos?
Estamos na semana do meio ambiente!

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: