Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Hidrografia IV

A bacia hidrográfica é um conjunto de rios interligados entre si. Compreendendo melhor: Há um rio principal, rios secundários e terciários. O rio principal é maior que os demais e recebe as águas dos outros rios constituintes da bacia; Os rios secundários são afluentes. São rios de menor porte que deságuam no rio principal; e, os rios terciários, são subafluentes. Estes, por sua vez, deságuam nos afluentes do rio principal. Dessa forma, estes dois últimos alimentam o rio maior.


As bacias hidrográficas são separadas pelos chamados divisores de água. São as mais altas elevações de uma certa região, como montanhas e serras. O rio principal da bacia hidrografia geralmente deságuam no mar. Chamamos a desembocadura do rio de foz. Os tipos mais conhecidos são: foz em estuário e foz em delta. A primeira ocorre quando as águas do rio adentram o mar livremente, sem impedimentos de bancos de areia, por exemplo. A segunda, ocorre quando há a presença de grande quantidade de sedimentos transportados pelo rio e depositados na desembocadura do rio formando bancos de areia como pequenas ilhas e alargando a sua foz. No resultado final temos o desenho desta foz semelhante a um delta – letra grega.


Autor do texto e da figura: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: