Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

População III

A taxa de migração corresponde à diferença entre imigração ( entrada ) e emigração ( saída ). Antes, vamos salientar que o processo migratório pode ser forçado ( quando as pessoas são obrigadas a migrarem por causa de guerras e conflitos religiosos, por exemplo ), espontâneo ( quando as pessoas migram por livre vontade ) e controlado ( quando o Estado controla ou determina cotas de imigração, por exemplo ).


Essas migrações acontecem por motivos religiosos, econômicos, políticos, entre outros. Nos dias atuais, percebemos grande fluxo migratório devido a fatores econômicos interligando países pobres a países ricos. As áreas que apresentam melhores condições de vida, com maior oferta de trabalho geralmente são as de maior atração populacional. As áreas que apresentam maiores problemas sócio-econômicos geralmente são as de maior repulsão populacional.


Essa movimentação traz influências para a economia, a cultura, o idioma, a religião e a culinária, por exemplo. Temos hoje alto número de imigrantes em grandes cidades como Londres e São Paulo.


Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: