Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

População VI

Teoria Reformista

A teoria Reformista nasce na mesma época da teoria Neomalthusiana, até mesmo como resposta a esta, por grupos de países subdesenvolvidos. O principal destaque é na verdade a contestação imediata aos neomalthusianos. Os reformistas afirmavam que uma população jovem elvada pelas altas taxas de natalidade não era a causa do subdesenvolvimento mas resultado desse subdesenvolvimento.

A não aplicação de recursos financeiros na educação e na saúde deixaria a população atendida pelo setor público com má qualidade nestes setores e passariam a sobreviver de subempregos, com salários baixos incapazes de manter boa saúde e alimentação. Diante desse quadro e levando-se em consideração a desinformação ( não consciência ) das classes populares sobre a real situação vivida por eles em relação às possibilidades que poderiam ter de melhor qualidade de vida podem achar normal a quantidade elevada de filhos que possam vir a ter.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: