Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

População IV

Teoria de Malthus

Podemos dizer que Malthus, no final do século XVIII, foi quem lançou a primeira teoria, ou pelo menos a mais famosa, para tentar explicar o aumento da população mundial e suas conseqüências. Para ele, a população poderia duplicar a cada 15 anos, em situações normais (sem guerras, sem catástrofes naturais, etc.). Esse crescimento populacional seguiria em Progressão Geométrica (2, 4, 8, 16...). Em contrapartida, o crescimento da produção dos alimentos aconteceria em Progressão Aritmética (2, 4, 6, 8...), além de ter a limitação do espaço territorial dos continentes. Como conseqüência haveria fome generalizada. A proposta de Malthus era que só teria filhos quem tivesse terras cultiváveis para alimentá-los.

Contudo, percebemos que a população não duplicou a cada 25 anos e a produção de alimentos não foi afetada pelos limites territoriais dos continentes. Malthus, que era de uma região predominantemente rural, não previu o desenvolvimento tecnológico aplicado às atividades agrícolas acelerando o aumento da produção independentemente do tamanho da área cultivada, bem como a urbanização que favoreceu o processo de industrialização.


Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: