Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

População V

Teoria Neomalthusiana


Surgiu após o fim da 2ª Guerra Mundial em reunião de um grupo de países desenvolvidos como tentativa de explicar a pobreza dos países subdesenvolvidos e com isso eliminar a possibilidade de um conflito mundial provocado pela revolta da população dos países mais pobres em relação à má distribuição de renda entre as nações.


Segundo essa teoria, as altas taxas de natalidade verificadas nos países subdesenvolvidos redirecionaria parte dos recursos que seriam investidos na indústria e na agricultura (que impulsionariam o crescimento econômico do país) para a educação e a saúde diminuindo, assim, esse crescimento. Ainda, os países desenvolvidos são ricos por terem baixa taxa de natalidade ficando liberado para investir todos os seus recursos na indústria e na agricultura.


Tanto a teoria de Malthus quanto a teoria Neomalthusiana pregam que o crescimento da população por elevadas taxas de natalidade causam a pobreza dos países subdesenvolvidos.


Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: