Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Clima

O clima do nosso planeta já passou por diversas alterações ao longo do tempo e atualmente essas transformações estão se tornando mais acentuadas. Podemos destacar o aumento de ocorrências de tornados nos Estados Unidos, de ciclones em diversas regiões do Sudeste Asiático e de ocorrências de ciclones extra-tropicais em locais que não sofriam a incidência desse fenômeno.

Devemos diferenciar os conceitos de clima e tempo. Este é relativo ao momento presente e curto constantemente variável. Ex.: O tempo em São Paulo hoje estará frio com muitas nuvens e com possibilidade de chuva rápida; O final de semana será de tempo bom com temperaturas variando em torno de 27ºC a 30ºC no litoral nordestino;

Já o clima é o conjunto de tempos num certo período que pode ser um ano, uma década, etc. As mudanças não ocorrem com intensa velocidade. Ex.: O clima do Raso da Catarina (BA) é Árido; O clima do Sul do Brasil é Subtropical; O clima da Amazônia é Tropical Equatorial.

Devido às evidências das mudanças climáticas o assunto clima recebeu extrema notoriedade e é veiculado por diversos meios de comunicação. Com a ascensão e desenvolvimento das tecnologias aplicadas à meteorologia, como as imagens de satélite, a previsão do tempo passou a ser um quadro importantíssimo no telejornais.

Os elementos do clima são:

1-) Temperatura – A quantidade de calor na atmosfera.

Máxima – É a temperatura mais alta marcada em um certo período.
Mínima – É a temperatura mais baixa marcada em um certo período.
Amplitude térmica – É a média das temperaturas máxima e mínima.

2-) Pressão atmosférica – É o peso do ar sobre a superfície da Terra.

3-) Umidade do ar – É a quantidade de vapor d’água na atmosfera; Pode ser expressa como umidade absoluta (g/m³) ou umidade relativa (%). Exemplo de como se fala a umidade relativa do ar em telejornais: A umidade relativa do ar em Brasília está em 20% nesta manhã. Quando mais próximo do 100% maior a probabilidade de chuvas.

Não deixe de ler os próximos textos sobre Massas de ar, Tipos de chuva, Fatores climáticos e Tipos de clima.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: