Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Tipos de chuva

Chuvas Orográficas – Acontecem na ocasião emque os ventos úmidos têm de se elevar para ultrapassar montanhas, por exemplo, resfriando-se.



Chuvas Convectivas – Acontecem com a ascensão vertical do ar quente e posterior resfriamento, condensando-se e precipitando-se em forma de chuva. Esta chuva ocorre geralmente à tarde e em forma de pancadas de chuva, principalmente na Amazônia e na região sudeste.



Chuvas Frontais – Acontecem através do encontro de uma massa de ar quente e úmido com uma massa de ar frio e seco. O ar frio, mais denso, faz com que o ar quente suba, resfriando-se e precipitando-se em forma de chuva.
Autor do texto e das figuras: Tio Hildebrando

8 comentários:

Anônimo disse...

Tio Hilde, tudo bem?!

O Senhor poderia explicar o que são chuvas vrontais novamente..., desculpe, ainda não ficou bem claro...Realmente, a geografia física é muito complexa, pior ainda é quando se une com a geografia humana, quer dizer a geopolítica, isto é a verdadeira geografia.

Grata, Jupiara Jupira Utimura :)

Anônimo disse...

Oi Jupiara Jupira Utimura, tudo bem?
Primeiro, agradeço a visita e o comentário. Você também pode fazer suas críticas e sugestões usando o link COMENTÁRIOS.

Bem! A Geografia tem uma vasta área de pesquisa e estudos. A Geopolítica não é apenas a união das Geografia Física e Humana, é mais que isso - trato do assunto em texto a parte em breve.
Bom! Geralmente uma massa de ar empurra a outra que está estacionada em determinada região. Ex.: tem uma massa de ar seca sobre São Paulo e logo após alguns dias vem uma massa de ar úmida que pode empurrar essa massa de ar seco e tomar seu lugar.
A chuva frontal acontece quando as massas de ar se encontram de frente - chocam-se uma com a outra - sendo uma quente e úmida e outra fria e seca. Com isso o ar frio que é mais pesado obriga o quente, mais leve, a subir, resfriando-se ( quanto maior a altitude mais frio ) e precipitando-se.
Espero ter melhorado!
Qualquer coisa entra em contato novamente.
Saudações do Tio Hildebrando

Anônimo disse...

oi Tio Hildebrando, tudo bem?

meu nome é Jéssica Alessandra, e tenho que entregar um trabalho no dia 27 de novembro, e o assundo é: Clima. Trabalho é bem grande, pois é o último do ano. gostei muito de acessar o seu site. muiyto obrigada pela matéria... Jéssica Alessandra!!!

Bya disse...

oi
muito obrigado
eu precisava entregar um trabalho
sobre os tipos de chuva e
o senhor me ajudou muito

Anônimo disse...

oi tio hilde
meu nome é Rúbya
eu quero te agradecer por
sua ajuda eu precisava entregar
um trabalho e o sehor me ajudou
muito

Tio Hildebrando disse...

Olá Bya!
Obrigado pelo comentário e fico feliz por ter contribuído para o seu aprendizado.

lilian barboza disse...

Muito interessante seu blog, muito obrigado me ajudou muito no meu trabalho de hidrologia.

Anônimo disse...

muito bom ! me ajudou muito ! (:
fernanda Alwes shimyt