Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Orgulho militar e proveito político

Com a passagem do ciclone Nargis por Mianmar que ocasionou, segundo a imprensa, mais de 20.000 mortes e aproximadamente 40.000 desaparecidos até agora, forças internacionais estão “solidárias” à população deste país.

Mantimentos e medicamentos já foram enviados a Mianmar, porém, o governo local teima em não deixar entrar ajuda humanitária de voluntários para contribuírem na distribuição do material. Os países que estão propondo material, voluntários e ajuda financeira também querem tirar seu proveito da tragédia.

A geopolítica mundial mostra-nos quais interesses político-econômicos estão em jogo para que países como EUA e o bloco da União Européia se mobilizem em prol dos afetados pela passagem do ciclone no Sudeste Asiático. É uma região geograficamente estratégica por estar próximo de países como China, Indonésia, Índia e um pouco mais distante, o Oriente Médio.

No entanto, enquanto há disputas políticas internacionais o povo sofre com o desastre que provavelmente ainda vai continuar por um período extenso até que as áreas atingidas sejam totalmente reconstruídas.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: