Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

domingo, 4 de maio de 2008

Conflito Norte-Sul

Desde as civilizações antigas o mundo vem sendo redesenhado seguindo critérios variados de acordo com a ideologia geopolítica e econômica de quem o projeta no planisfério. A partir deste momento as nações iniciaram as regionalizações colocando-se no centro dos mapas para representar-se como símbolo de maior poder.

Tem-se, então, direta ou indiretamente, a noção de centro-periferia onde o centro representa o status de maior referência de poderio político-econômico e, às vezes, militar. A periferia surge como lugar de pobreza e de subserviência ao centro.

O colonialismo aproveitou-se bastante dessas idéias e passou a desenvolver a relação centro-periferia como metrópole e colônia em que esta enviava àquela matéria-prima e produtos agrícolas e comprovam seus produtos manufaturados. Os países imperialistas conquistaram novos territórios utilizando da geopolítica dos mapas.

Com a posterior divisão Norte-Sul ( ricos e pobres respectivamente ) ocorreu a oficialização da separação política, econômica e social aumentando as desigualdades sócio-econômicas entre estes países. Na verdade a Austrália está no hemisfério Sul e é considerada pertencente ao bloco Norte por ser desenvolvida. Aliás, desenvolvido e subdesenvolvido são conceitos que entraram em uso a partir do fim da segunda Guerra Mundial especialmente com a teoria Neomalthusiana buscando uma forma de explicar o subdesenvolvimento do Sul.

Países em desenvolvimento, países emergentes, países subdesenvolvidos industrializados, são várias classificações atribuídas aos países do bloco Sul enquanto países desenvolvidos é a denominação atribuída aos países do bloco Norte.

Hoje, órgãos internacionais defendem a idéia, mesmo que timidamente, de os países desenvolvidos reverem as dívidas externas dos países emergentes bem como de promoverem ajuda financeira aos países de baixo desenvolvimento.

Na verdade, muito se diz e pouco se faz efetivamente a favor dos países pobres.

Autor: Tio Hildebrando

10 comentários:

Unknown disse...

muito bom , o que eu buscava acgei nesse texto.Parabéns!

Anônimo disse...

Valeu mesmo tio Hildebrando já tinha vasculhado toda a rede atrás de um texto que me explicasse algo sobre conflito norte sul para um trabalho de geografia e achei aqui no seu texto. Tank you very much and... Congratulations!

Anônimo disse...

Muito bom, o resultado da pesquisa foi satisfatória. Excelente texto. Parabéns...

Att

Elaine

Anônimo disse...

Ok's daiane

samara disse...

muito obrigada,encontrei o que
precisava o seu texto é d+

amanda disse...

MUITO BOM ACHEI O TEXTO QUE EU TANTO PROCURAVA PARA O MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA...

Anônimo disse...

OBRIGADA TIO HILDEBRANDO - EU PROCUREI O DIA INTEIRO PELO ASSUNDO E SÓ AGORA COM A AJUDA DO SEU BLOG CONSEGUI.

MUITO OBRIGADA POR AJUDAR NÓS ESTUDANTES

eduardoetecSP disse...

nuss vlwzão vou ter uma prova daqui algumas horas ajudo mutioooo
brigadu tiuzin

Anônimo disse...

Oi, preciso relatar sobre o seguinte Tema: O Conflito entre o Norte desenvolvido e o Sul sub-desenvolvido. Seria isso ai?

Danilo Wallace disse...

Muito satisfeito com seu texto e parabéns pelo trabalho que tem feito ajuda muito nós estudantes e pesquisadores sobre diversos assunto do gênero .