Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Fatores climáticos I

Nosso planeta tem diferentes tipos de clima e o que diferencia, ou o que caracteriza, cada tipo são os fatores climáticos. Os principais são: Latitude, Altitude, Massas de ar, Continetalidade / Maritimidade, Correntes marítimas, Vegetação e Relevo. O que vai determinar o clima de uma região é um conjunto desses fatores e não um deles isoladamente, apesar de um deles poder predominar.
Obs.: O fator Massas de ar já foi descrito em texto anterior.

Latitude

Sabemos já que a Terra está dividida em hemisfério Norte e hemisfério Sul pela linha do Equador. Também sabemos que esta linha nos orienta sobre a Latitude ( Norte e Sul ), sendo que na linha do Equador é 0º e a partir daí até cada um dos pólos são 90º.

Pois bem, quanto mais distante da linha do Equador mais frio. Observe a figura:




Isso ocorre por que a inclinação da Terra na região da linha do Equador é menor do que nos pólos. Partindo do ponto de vista que a energia tem a mesma intensidade, quando a inclinação a área abrangida é maior , a energia solar se dissipa. A incidência de calor é, dessa forma, menor. Veja a figura:


Podemos dizer, então, que quanto maior a Latitude, ou seja, quanto mais próximo dos pólos, mais frio será.

Por fim, imagine a seguinte situação: Numa sala de aula tem aproximadamente 12 lâmpadas para iluminar, de forma satisfatória, esse ambiente. Suponha que essas lâmpadas foram colocadas no banheiro da sua casa. Ele ficou muito claro e quente se tornando incômodo para a permanência de alguém.

Conclusão: Foi a mesma intensidade de energia usada nos dois ambientes. Quanto menor o ambiente mais quente ele fica. Ao contrário, quanto maior o ambiente menos quente ele fica por causa da dissipação da energia.

Autor do texto e das figuras: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: