Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Crise estadunidense

A população estadunidense está em alerta por causa da crise vivenciada hoje pelos Estados Unidos decorrente de seu momento político interno e externo e da velocidade das mudanças da economia mundial, entre outras coisas. A sociedade mundial virou “refém” da maior economia do planeta por dependência da imensa rede de circulação comercial estabelecida com ela.

Quando falamos que os EUA diminuíram as importações vindas do Brasil pensamos em mudar de comprador, no entanto um futuro comprador de nossas mercadorias que tenha relações com os EUA podem também ter suas exportações diminuídas por estes, o que implicaria em diminuir nossas vendas para este novo comprador. É a rede comercial que interliga as importações e exportações entre os países que vai nos dar a idéia quanto estamos “refém” da economia estadunidense.

Enquanto há essa confusão no mercado externo, o mercado interno vai se abastecendo de produtos e com isso os preços vão caindo. Em primeiro instante o consumidor final sai ganhando, entretanto, à medida que o mercado interno vai se reestruturando ocorre um desaquecimento na indústria de capital e provável diminuição da produção e conseqüentemente o aumento do produto final para o consumidor.

Talvez fosse o momento de maior investimentos na indústria nacional brasileira para contínua substituição das importações pelos nossos produtos. De fato se estabeleceria o fortalecimento de nossas indústrias e abriria a possibilidade de busca de novos mercados consumidores para novos produtos, não mais uma economia predominantemente agrícola dependente de economia e política estrangeira.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: