Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Espaço geográfico

O espaço geográfico é determinado por um conjunto de elementos que ajuda a compor a superfície terrestre. Eles são os mais variados e podem ser diferentes de região para região. Podemos citar alguns: relevo, clima, hidrografia, vegetação, densidade populacional, circulação de transportes, tipos de agricultura, malha urbana, etc.

Temos, então, o espaço geográfico europeu, o espaço geográfico brasileiro, o espaço geográfico sergipano, o espaço geográfico paulistano, o espaço geográfico de seu bairro, o espaço geográfico de sua rua, etc.

Este espaço está em constante transformação, seja por ação da natureza seja por ação antrópica. Como exemplo da ação da natureza citamos o trabalho das ondas do mar que vai modelando o litoral, o trabalho do vento que vai ajudando a erodir as rochas e o trabalho das águas das chuvas que podem provocar desmoronamentos. Como exemplo da ação antrópica citamos o desmatamento promovido pelo homem para dar lugar a construções, a derrubada de uma casa na sua rua para neste local construir uma farmácia, a substituição de uma cultura agrícola por outra e a construção de um shopping em determinado lugar.

Dessa maneira, ao sair de sua casa até a escola, por exemplo, você faz o mesmo trajeto diariamente. Se você a partir de agora começar a observar mais atentamente esse percurso, perceberá, num certo período, as mudanças ocorridas nele. Se você for a uma cidade visitar algum parente e depois de um certo período voltar lá, perceberá que o espaço geográfico dessa cidade sofreu algum tipo de transformação.

Autor: Tio Hildebrando

2 comentários:

Multileituras disse...

Pode-se considerar um espaço fechado qualquer como espaço geográfico, ou somente espaços naturais? Essa é uma dúvida antiga. Às vezes dou como exemplo: salas, dormitórios como espaço geográfico, porém não sei se é correto ou ideal como exemplo.
Beijinhos, Sílvia.

Anônimo disse...

Olá!
Um espaço geográfico também pode ser um lugar fechado sim considerando que nele há algum tipo de relação no próprio ambiente ou dele com o ambiente externo. Ex.: sala de aula, sala de professores, salão de festas ( mesmo que sem a festa ), etc.