Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Fuso horário

A Terra possui o movimento de rotação, ou seja, gira em torno de si mesma, e esse giro leva um dia ( 24h ) para ser completado. Ela realiza esse percurso de oeste para Leste.

Na figura, vemos uma linha vertical chamada de meridiano de Greenwich que determina a Longitude em Leste e Oeste. E na horizontal, a linha do Equador que determina a Latitude em Latitude em Norte e Sul.

Convencionou-se falar, para facilitar os cálculos cartográficos, que a Terra tem 360º de circunferência. Isso quer dizer que, se ela demora 24h para percorrer esses 360º, temos o percurso de 15º por hora. Veja as figuras abaixo:



As figuras mostram a divisão feita no parágrafo acima. Estas linhas verticais são chamadas de meridianos e de uma para outra são 15º de diferença bem como de uma para a outra é de 1h de diferença. Ou seja, a cada meridiano percorrido soma-se 15º e para percorrer esses 15º leva-se 1 ( uma ) hora.

Então se queremos saber a hora de uma cidade em relação à nossa contamos os fusos horários ( nome dado às diferenças de horários entre um meridiano e outro ) e temos que observar se esta outra cidade está à leste ou à oeste da nossa.

Suponde-se que ela está à leste ( à direita ) contamos as horas aumentando. Veja o exemplo:

A cidade A está localizada à 60º O do meridiano de Greenwich. Aí são exatamente 8:00. A cidade B está localizada à 30º O do meridiano de Greenwich. Que horas são na cidade B?


Ora, segundo a explicação, vamos verificar a diferença de meridianos de uma para a outra, lembrando que é 1h de um para o outro: se a cidade A está à 60º O de Greenwich e a cidade B à 30º O de Greenwich a diferença entre as duas é de 30º. A cada 15º é 1h, logo a cidade B tem 2h de diferença para a cidade A. Como a cidade B está à leste ( à direita ) da cidade A, soma-se essas horas. Portanto, 8:00h + 2h = 10:00h ( horário da cidade B ).

Suponde-se que uma cidade está à oeste ( à esquerda ) contamos diminuindo. Veja o exemplo:

A cidade A está à 30º L do meridiano de Greenwich. Aí são exatamente 11:00h. A cidade B está a 15º O do meridiano de Greenwich. Que horas são na cidade B?

Ora, vamos verificar a diferença de meridianos de uma para a outra, lembrando que é 1h de uma para a outra: se a cidade A está à 30º L de Greenwich e a cidade B à 15º O de Greenwich a diferença entre as duas é de 45º. A cada 15º é 1h, logo, a cidade B tem 3 horas de diferença para a cidade A. Como a cidade B está à oeste ( à esquerda ) da cidade A, diminui-se essas horas porque está no sentido contrário ao movimento da Terra. Portanto, 11:00h - 3h = 8:00h ( horário da cidade B ).




Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: