Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Poluição dos rios

Quando nossos avós ou pais nos contam que se divertiam pescando em rios que hoje estão poluídos custamos a acreditar. Podemos imaginar o rio Tietê, por exemplo, atravessando a cidade de São Paulo com suas águas limpas, com peixes, com pessoas praticando esportes, etc.?

Na verdade, há algum tempo atrás ele realmente era assim. Hoje, é difícil até suportar o mau cheiro. A poluição se deu de forma acelerada acompanhando o crescimento industrial e populacional da cidade. Não, necessariamente, esse processo aconteça sempre dessa forma, ou seja, o desenvolvimento de uma cidade não implica, obrigatoriamente, em destruição de seus recursos hídricos.

Aponta-se as indústrias como principais agentes poluidores do rio Tietê. Vamos, então, fazer o seguinte raciocínio: O Tietê tem vários afluentes (rios de porte pequeno que deságuam num outro rio principal da bacia hidrográfica, de maior porte). Esses afluentes estão espalhados pela cidade de São Paulo e, por sua vez, têm seus afluentes, que seriam subafluentes do Tietê.

Ao longo desses subafluentes, dos afluentes e do próprio rio principal mora a população paulistana. Parte do lixo e dos dejetos domésticos são despejados nestes afluentes e subafluentes que servem de coletores e transportadores da sujeira urbana até o rio Tietê.

Dessa forma, podemos perceber a poluição dos rios desde as suas nascentes, das áreas de mananciais que são constantemente invadidas pela civilização urbana das grandes metrópoles.

Para termos um rio Tietê limpo, despoluído, precisamos tanto fiscalizar as indústrias quanto nos fiscalizar, enquanto moradores dessa região metropolitana.



Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: