Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

terça-feira, 15 de abril de 2008

O visível invisível

Os olhares estão voltados para os problemas por que passam os EUA, desde os já conhecidos e costumeiros relacionados às guerras e conflitos no Oriente Médio à crise interna do setor imobiliário e financeiro.

É um gigante com uma leve dor de cabeça gritando querendo a atenção de todos. E o mundo, ou melhor, parte dele, está tentando ajudar este gigante a curar sua dor de cabeça para que estes gritos não provoquem enxaqueca nesta parte do mundo preocupada em ajudá-lo.

Enquanto isso, há uma criança passando fome e sede, morando em um lugar sem teto e sem ninguém para cuidar dela. Estou falando da África, um continente que passa despercebido no contexto econômico e financeiro mundial.

Quando ocorreu sua colonização pelos europeus, seus povos, tribos, sociedades, foram separados entre si pela divisão territorial feita pelos colonizadores. O povo africano sofreu tanto na colonização quanto no processo de descolonização, quando foram largados sem infra-estrutura para promoverem condições de vida dignas de um ser humano.

Alguns países africanos se destacam pela cultura, outros pela exportação de produtos agrícolas, principalmente para países europeus, outros pela promoção do turismo e outros ainda, pelas constantes guerrilhas e imagens de pessoas desnutridas com condições precárias de saúde, habitação, saneamento básico, etc..

Devemos socorrer primeiro o gigante ou a criança? Que impacto político sócio-econômico a criança tem no mundo? E o gigante? Será que essa criança “visível” tornou-se “invisível” aos olhos de parte do planeta que escolheu cuidar do gigante?

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: