Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Regionalização


Podemos dizer que cada mapa que vemos é uma regionalização. Esta pode conter um ou mais fenômenos geográficos como a divisão do território de um país em estados, o mapeamento da vegetação de uma região, do relevo, do clima, etc.

No caso de conter mais de um fenômeno, usa-se cores diferentes para a sua representação. No caso de apenas um fenômeno, usa-se uma só cor variando sua tonalidade. Quando regionaliza-se o mapa da população brasileira usamos uma só cor e variamos a sua tonalidade; para identificar onde há maior concentração populacional atribui-se a tonalidade mais forte, bem como para identificar as regiões de menor concentração atribui-se a tonalidade mais fraca.

Quando vamos representar o mapa dos estados de um país usamos cores diferentes para cada estado podendo repetir as cores a depender da quantidade de estados porque o serve apenas para delimitar os limites de um estado para outro.

Temos várias regionalizações mostradas diariamente em jornais, TV, Internet, órgãos públicos e usadas em escolas e faculdades. Cada uma segue o interesse de quem a elabora, lembrando-se que há uma possibilidade de recursos muito grande para a elaboração (regionalização) de mapas diversos. A regionalização é um elemento importantíssimo na geopolítica mundial e está à disposição dos estrategistas governamentais servindo a vários interesses desde planejamento financeiro até planos de guerra.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: