Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Globalização - Mudança cultural

A cultura é a identidade de um povo, é a sua história construída ao longo de sua existência e traz na sua bagagem os hábitos e tradições dos antigos. Cada povo tem a sua própria cultura ( os indígenas, os sergipanos, os australianos, os ingleses, os franceses, os africanos, os vietinamitas, etc. ) com características próprias e diferentes entre si.

Com a globalização, desenvolve-se novas tecnologias que visa a “quebrar” as barreiras político-sócio-econômicas e culturais entre os países. Isso se dá, principalmente, pelo desenvolvimento acelerado e disseminado dos meios de comunicação como TV, rádio e internet.

A publicidade realizou importante papel na apresentação de produtos de empresas multinacionais à população mundial. Esses produtos vão de roupas a músicas e filmes, por exemplo.

Ora, não à toa, houve intenso uso destes produtos, mais em uns países, menos em outros mais resistentes à globalização. No Brasil, o processo de abertura da economia ao mercado mundial aconteceu muito rapidamente e gerou a invasão de grande quantidade e variedade de produtos internacionais.

Não obstante, passamos, de certa maneira, a usá-los, seja roupas com frases em outra língua, músicas de outros países, desenhos animados e filmes, principalmente, estadunidenses e japoneses, seja produtos de higiene e limpeza e alimentícios, etc..

Temos, assim, o embate travado entre nossa cultura e as culturas de outros povos. Por enquanto a nossa está perdendo seus traços característicos; estamos vivenciando o processo de aculturação estabelecido pela globalização no hot dog e no hambúrguer que comemos, nos refrigerantes que bebemos, nas músicas estrangeiras que ouvimos, direta ou indiretamente, nos filmes a que assistimos, nas roupas que vestimos e o pior, no modo de vida estadunidense.

Ou reagimos a essa fase de mudança cultural ou seremos um povo sem identidade.

Autor: Tio Hildebrando

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa procurei e enfim encontrei um site que finalmente me ajudou a enteder mui obrigado....!!!11]
maria

Anônimo disse...

Me ajudou bastante este texto, não só pra estudar, mas também para refletir se o Brasil realmente está se tornando um Brasil aculturado ou não. Pois se a resposta for sim, teremos de reagir, pois de que adianta sermos "brasileiros" se não formos diferentes e únicos em algo?!