Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cuba

Reconhecida por ter seus sistemas de saúde e de educação considerados de excelente qualidade, Cuba passa por um momento político-econômico delicado. Após a “saída” de Fidel Castro do poder, seu irmão assumiu o posto mais importante do país.

Nem tudo em Cuba são flores. Quem tem a oportunidade de passar alguns dias lá percebe a insatisfação político-econômica e o medo que os cubanos têm de serem perseguidos pelo governo do “ditador” Fidel Castro caso expressem abertamente suas opiniões.

Segundo alguns documentários, o socialismo tanto falado de Cuba ou é ilusão ou é Neosocialismo, um socialismo que o mundo não sabe ou não entendeu o seu conceito. A população é, em imensa maioria, pobre e tem uma pequena elite que detém os meios de produção turísticos da ilha, além da elite governamental.

Se não fossem os documentários e as falas de quem visita Cuba não saberíamos da realidade deste lugar como não sabemos de toda a realidade cruel de Cuba. Praticamente, a única imagem que vemos do país é o Fidel Castro vestido com lindos e confortáveis agasalhos de marcas multinacionais extremamente capitalistas, quando não com roupas militares.

Ah! não vamos nos esquecer da censura que existe neste país.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: