Boas-vindas!

Este blog traz conteúdos de Geografia, Política, Economia, comentários de noticiários publicados em jornais e revistas de grande circulação, comentários de textos literários, textos literários e assuntos cotidianos.

Ao visitá-lo espero que goste, visite-o outra vez e recomende-o aos seus amigos. Deixe seus comentários sobre os textos lidos se preferir. Obrigado pela visita e pela ajuda na divulgação!

Ah! Já ia esquecendo: Deixe suas críticas e sugestões para que possa contribuir com a melhoria deste blog usando a opção "Comentários" de qualquer texto.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Flash turístico do Sul do Brasil

De início devo fazer uma observação: O olhar do turista não enxerga a realidade cotidiana de um certo lugar. Para tal, deve viver por um certo período e manter relações sociais tornando-se parte deste cotidiano.

Ao sair de São Paulo, deixei o céu acinzentado de poluição para traz e passei a enxergar o verde da mata nativa e também de áreas de replantio. Chegando à Curitiba – PR, percebi algo diferente: Uma cidade moderna, ao mesmo tempo com patrimônio histórico-cultural preservado e com ar de interior.

Na estrada, cruzando Santa Catarina com destino ao Rio Grande do Sul, percebi a predominância das altas altitudes e o perigo das curvas acentuadas e dos motoristas que dirigem seus caminhões de forma irresponsável. As pessoas falam muito rápido.

Chegando ao interior do Rio Grande do Sul, sentir-me às vezes na Itália, às vezes na Alemanha. São cidades pacatas, de pessoas que gostam de conversar com os turistas, apresentam suas tradições culturais de forma muito espontânea e feliz.

A paisagem é exuberante! A arquitetura de suas casas traz um ambiente muito aconchegante para quem passeia nas ruas, praças, pontos turísticos, bares e restaurantes. Por fim, a comida e a bebida já são reconhecidas no país inteiro.

Aproveitem a oportunidade que tiverem e façam essa viagem. É uma maravilha! Poderia escrever páginas e páginas sobre a região.

Autor: Tio Hildebrando

Nenhum comentário: